sexta-feira, 10 de abril de 2015

Introdução à Educação Física



CONCEITUAÇÃO


            Educação Física é o conjunto de Atividade Física que visa contribuir para o equilíbrio estrutural e funcional do ser humano.

            Educação Física “Convencional” – Seu conceito básico é que a Educação Física se constitui numa “Educação do Físico” – ou seja, um conjunto de conhecimentos e atividades específicas que visam o aprimoramento físico das pessoas.
            Educação Física “Modernizadora” Sua visão é que a Educação Física é a disciplina que, através do movimento, cuida do corpo e da mente. Numa definição mais elaborada, esta disciplina poderia ser interpretada como sendo a área do conhecimento humano que, fundamentada pela interseção de diversas ciências e através de movimentos específicos, objetiva desenvolver o rendimento motor e a saúde dos indivíduos.
            Educação Física “Revolucionária” – Pode-se definir como a arte e a ciência do movimento humano que, através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa.
            Segundo o regulamento de Educação Física da Escola Militar de Joinville-le-Point que tem uma visão essencialmente biológica “a Educação Física compreende o conjunto de exercícios cuja prática racional e metódica é suscetível de fazer o homem atingir o mais alto grau de aperfeiçoamento físico compatível com a sua natureza.”
           
A Educação Física é a disciplina curricular que visa ajudar o desenvolvimento físico e mental do ser humano preparando-o para a vida em sociedade.   A Educação Física também pode ser encarada como a ciência que tem como centro do seu estudo o corpo, mas que através do movimento visa desenvolver o ser humano de forma integral e sob todos os seus aspectos físico, mental, social e afetivo.
           
No Ensino Fundamental a Educação Física deve se caracterizar por Atividades Físicas de caráter recreativo e esportivo que favoreçam a consolidação de hábitos higiênicos, o desenvolvimento corporal e mental harmônico, a melhoria da aptidão física, o despertar do espírito comunitário, da criatividade, do senso moral e cívico, além de outras que concorram para completar a formação integral da personalidade.



“Mens sana in corpore sano - Mente sã, corpo são.”



Professor Claudio Reis de Araujo

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