sexta-feira, 10 de abril de 2015

ORIGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Desde os primórdios da terra, a atividade física e o movimento corporal estiveram presentes auxiliando na sobrevivência do homem, de acordo com a necessidade e os objetivos de cada época da história. Com o avanço da humanidade, as habilidades motoras foram utilizadas com diversas finalidades e, dentre elas, podemos destacar o uso na guerra, com finalidade terapêutica, esportiva e na educação.


Os homens primitivos utilizavam os movimentos corporais para atacar e conseguir dominar a presa para a sua alimentação, para se defender dos perigos e até para dominar os seus inimigos. Além disso, utilizava movimentos para se defender de todas as situações adversas que colocava em risco a sua sobrevivência.


As atividades utilizadas eram naturais e servia também para a sua locomoção. Por isso, ações como nadar, correr, saltar, arremessar, empurrar, puxar e outras ações foram cada vez mais desenvolvidas e aprimoradas, auxiliando na sua sobrevivência. Além de ser garantido a sua sobrevivência, o desenvolvimento das suas capacidades contribuiu para a diversão, o lúdico e a dança.
Apesar de serem mais civilizados, alguns povos ainda mantinham a característica de primitivo. Este período foi denominado Antiguidade Oriental e, depois, chamado de Antiguidade Ocidental. A civilização ocidental sofreu inúmeras influências da civilização oriental. Esta civilização tinha como principal objetivo preparar os indivíduos para a vida. Na Pérsia, Índica, China, Japão e outros povos, a atividade física servia como um ritual de preparação para a vida. Com isso, os orientais desenvolveram as artes marciais, a natação, o remo e outras atividades.
Os Hindus, os Chineses, Japoneses e Persas desenvolveram o Ioga, a luta livre, boxe, esgrima com bastão e outras modalidades.
No Ocidente, a Grécia, principalmente nas cidades de Atenas e Esparta, a atividade física era como um instrumento de formação moral e espiritual, ou seja, não ocorria uma separação do aspecto intelectual e espiritual. A realização de atividades para desenvolver o corpo eram formadas como um meio para a formação do espírito e da moral. Platão afirmava que a ginástica contribuía para o aperfeiçoamento do pensamento elevado, auxiliando na formação de um indivíduo honesto e justo.
Roma utilizou o exercício físico para a preparação militar. Grécia contribuiu com algumas receitas de prática higiênica e do desporto. No terceiro período, do tempo do Império, a prática das modalidades foi disseminando até ficarem somente os espetáculos circense e os combates de gladiadores.


Os romanos praticavam os jogos com origem nos jogos olímpicos da Grécia, que tinham como finalidade, uma preparação para a guerra. Com o tempo, os romanos com a influência dos Gregos, criaram os seus próprios jogos, com o objetivo de preparação militar. Com isso, eles criaram os estádios. Eles foram os principais cenários dos Jogos Olímpicos. Neles eram realizadas as competições atléticas e as lutas. A perda de visibilidade e importância dos exercícios que prosseguiu com a queda do Império Romano continuou de maneira acentuada na Idade Média.  Na Idade Média é a Atividade Física sendo utilizada como preparação militar. A Educação Física recebeu uma atenção cuidadosa na preparação dos cavaleiros. O cavaleiro deveria ser treinado para a Guerra Santa e as Cruzadas, ficando evidentes em dois momentos. O primeiro momento tem-se o período das Cruzadas, exigia a preparação militar, cuja base foi constituída pelos exercícios corporais. É também destaque, os jogos e torneios, caracterizando o segundo momento da utilização das atividades físicas. Dentre eles podem-se destacar os jogos de pelota, caça e pesca, ao lado de exercícios naturais e divertimento para todas as classes sociais. Na Idade Média também surgiu o futebol e o tênis. Ainda nesta época, surgiu a figura do cavaleiro com sua experiência na montaria, na caça e no uso da espada, lança, arco e flecha, favorecendo o aparecimento das modalidades olímpicas com o hipismo e a esgrima.
Do século XIII até o século XV o que se tem é uma atividade física voltada ao hipismo, porém, ainda sem uma maneira profissional de agir e sistematizar o conhecimento acerca da atividade física.
O Renascimento iniciado no século XV traz uma Educação Física voltada para a minoria denominada burguesia e reintroduz nesses currículos elitistas, onde os exercícios físicos – o salto, a corrida, a natação, a luta, a equitação, o jogo da pelota, a dança e a pesca – constituem-se em prioridades para o ideal da educação cortesã.
Com o reconhecimento do início da Idade Moderna, que historicamente se dá em 1453 com a tomada de Constantinopla pelos Turcos, os exercícios naturais ganham força e se tornam um reforço na educação, pois, adotando idéias clássicas, manifestava o interesse pela vida natural e os exercícios são empregados como agentes da educação, embora de maneira teórica e empírica. Importantes acontecimentos trouxeram aprimoramento na área da educação, onde os exercícios físicos assumiram papel de alta significação, e isso favoreceu a Educação Física, pois, refletiu um passo seguro dado em busca do seu próprio conhecimento. Erasmo de Roterdam cooperou para evolução da ginástica, Calvino iniciou a discussão de alguns aspectos pedagógicos. Rousseau que influenciou nos métodos clássicos de educação física, Pestalozzi com sua pedagogia experimental, dentre outros grandes nomes que deram as suas contribuições, teóricas e práticas, muitos influíram na ação educacional, que proporcionou o grande movimento de sistematização da ginástica. A sistematização da ginástica proporcionada na Idade Moderna se tornará elemento importante na Idade Contemporânea, favorecendo o surgimento dos movimentos ginásticos do Centro (na Alemanha), onde foram criados aparelhos como barra fixa e as barras paralelas, sendo os alemães, portanto, os percussores do esporte que hoje se chama ginástica olímpica. Outros sistemas, enquadrados pedagogicamente, surgiram mais tarde, baseados em determinadas predominâncias, como o exercício natural, o exercícios constituído, o desporto, a música e, ultimamente, a psicomotricidade. Suplantando a ginástica, na atualidade, grande é o movimento desportivo mundial, nem sempre ajustado no quadro educacional, pelos aspectos de caráter profissional, político ou espetacular.
Na atualidade, o que se tem é a prática da Atividade Física associada à figura de uma pessoa saudável, o uso de exercícios físicos como reabilitação e como terapêutica chama, cada vez mais, a atenção das personalidades responsáveis nos diversos países. Há também o uso de equipamentos para melhorar o desempenho de atletas, e, para as competições de alto nível, tendo em vista o máximo de rendimento, na busca de maior resistência orgânica e potência muscular ao lado da técnica, tem surgido, numerosos sistemas de preparação desportiva. Além disso, toda esta questão relacionada com a atividade física passa a ser cada vez mais massificada e disseminada pela mídia, tornando a atividade física mais desportiva e universal.

VER VÍDEIO: História da Educação Física – Fernando Freitas
YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=OXzt_1w0qF4

 https://sites.google.com/site/historiaeducacaofisica/conteudos/educacao-fisica-a-partir-dos-sistemas-ginasticos-europeus

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